quarta-feira, 8 de abril de 2015

autor

Sobre Thomas Bernhard…


Thomas Bernhard nasceu a 10 ou 11 de Fevereiro de 1931 em Heerlen ( Holanda) num asilo para “raparigas perdidas” onde a sua mãe fora ocultar este nascimento ilegítimo e morreu a 12 de Fevereiro, um domingo de 1989, aos 58 anos de idade. É justamente considerado um dos mais importantes autores germanófilos da segunda metade do séc.xx. Muitas das suas obras (teatro, romance, poesia, contos…) estão publicadas em Portugal. Ler as suas obras é um passo de gigante para a compreensão deste Autor e desta Europa.

“… dizemos: damos uma representação teatral, sem dúvida prolongada até ao infinito…mas o teatro de que esperamos tudo e não somos competentes em nada, tão longe quanto remonta o nosso pensamento, sempre um teatro da velocidade crescente e das réplicas falhadas… é em absoluto um teatro dos corpos, e também do temor do espírito, e portanto do temor da morte…não sabemos se se trata da tragédia ou da comédia, ou da comédia por amor à tragédia… mas em tudo é questão de espanto, de lamentável miséria, de irresponsabilidade… é nisso que pensamos, embora o calemos: quem pensa dissolve, faz de tudo uma catástrofe, destrói, incrimina, pois pensar é a lógica dissolução consequente de todos os conceitos… somos o medo, o medo do corpo e do espírito, o medo da morte, de tudo o que é criador ( e é isso a história e o estado de espírito da história)…
Reivindicamos o direito ao direito, mas não temos direito senão à denegação do direito…" 
in Nunca Acabar Coisa Alguma (1970), excerto do discurso proferido por ocasião da entrega do prémio Buchner em 1970 (Trevas, editora hiena, tradução Ernesto Sampaio).

Thomas Bernhard

Sem comentários:

Enviar um comentário